Quando escolher o serviço de redespacho?

Fique por dentro do segmento de Logística e Transportes

Quando escolher o serviço de redespacho?

Jul

09

Quando escolher o serviço de redespacho?

O serviço de redespacho é cada vez mais utilizado atualmente. Isso é ainda mais compreensível quando temos a noção do tamanho do país em que vivemos, e que o transporte dos mais variados tipos de carga percorre de norte a sul e de leste a oeste em território nacional até chegar em seus destinatários. O redespacho é algo comum e necessário em nosso país com esse imenso tamanho territorial.

Fica ainda mais evidente a necessidade de redespacho quando temos a noção de que a imensa maioria de nossas cargas nacionais são transportadas unicamente via rodovia. Não temos uma malha ferroviária forte no país, e o transporte fluvial não possui a agilidade necessária para cumprir o serviço, deixando todo o trabalho então para o nosso serviço rodoviário.

Hoje, viemos explicar sobre o serviço de redespacho¸ sua importância para qualquer tipo de empresa que atende a população a nível estadual ou federal, e por que optar por uma empresa de redespacho pode ser tão importante para garantir os seus serviços sendo cumpridos de forma integral em sua empresa, atendendo à demanda da população independentemente do local onde ela esteja.

O que é o serviço conhecido como redespacho?

O serviço de redespacho é conhecido por ser o serviço onde uma carga é transportada de forma intermediária pelo território nacional, ou seja, chegando a um ponto essa carga irá mudar de uma transportadora para outra, que irá cumprir outra parte do trajeto até chegar em seu destino.

Essa carga pode ser de qualquer tipo, desde mercadorias até documentos fiscais que podem necessitar ser cópia autenticada, ou documento original, e precisam chegar ao seu destinatário para cumprir suas funções. Claramente, variando conforme o tipo de carga, o serviço de redespacho possui variados tipos de veículos para cumprir suas necessidades de carga.

Como funciona o serviço chamado de Redespacho?

Quando o redespacho é contratado, o serviço de transporte da carga é cumprido de forma intermediária por duas ou mais transportadoras. A primeira transportadora sempre deverá levar a carga até a outra transportadora que irá continuar o trajeto. A próxima transportadora irá prosseguir o caminho com a carga até o seu destino programado, ou deixar a carga com a próxima transportadora.

Esse serviço de redespacho serve para diminuir os custos de uma única transportadora para o trajeto completo, facilitando assim o serviço das transportadoras, e ampliando o alcance de serviços de transporte de cargas por todo o país.

Diferentes tipos de serviço de Redespacho

Existem diferentes tipos de serviço de transporte e redespacho, cada um com sua necessidade, mas ambos funcionando de formas semelhantes, para estender o alcance de entrega de cargas na malha nacional, ou até mesmo, em certos casos, na malha internacional.

Subcontração

Por muitos considerado um serviço de transporte comum, a subcontratação é o redespacho mais peculiar de todas as categorias. Ela somente ocorre quando uma transportadora repassa o seu serviço de transporte a outra transportadora, fazendo assim a terceirização do transporte de uma carga, normalmente feita para diminuir os custos de seu serviço com uma transportadora mais rentável.

A responsabilidade do frete, e da carga permanece com a transportadora que terceirizou o serviço, ou seja, qualquer dano ou problema com a carga será de responsabilidade das transportadoras, e o cliente original ainda permanece seguro com sua carga.

Redespacho

O serviço de transporte conhecido como redespacho normal ocorre quando há no mínimo duas transportadoras atuando no cenário de entrega de uma carga. Se, por exemplo, uma carga é levada por uma transportadora B até a transportadora A, e a transportadora A finaliza o transporte da carga até o destinatário, houve o redespacho, que, no caso, foi efetuado pela transportadora A.

Diferente do serviço comum de transporte, essas transportadoras passam pelo mesmo tipo de contrato, resultando em uma contratação final semelhante para ambas, e a responsabilidade individual de cada parte do trajeto com o transporte das cargas.

Redespacho intermediário

O redespacho intermediário é semelhante ao serviço de redespacho comum explicado anteriormente, porém somente ocorre quando há pelo menos 3 transportadoras envolvidas no transporte e entrega de uma carga.

Ela ocorre de forma bem simples, se no exemplo anterior uma transportadora fosse usada para deslocar o objeto a ser entregue entre a transportadora A e a transportadora B, essa transportadora intermediária teria cumprido o papel de redespacho intermediário. Independente de quantas transportadoras intermediárias forem usadas, o nome do serviço será o mesmo.

Ou seja, o redespacho normal é somente o da transportadora que chegou até o destinatário final. Os demais redespachos são chamados de redespacho intermediário, e se caracterizam assim para o serviço, porém não há diferença alguma na ordem de contratação desses serviços pelas variadas transportadoras.

Dicas para a escolha do seu serviço de redespacho

Escolher com cautela o seu serviço de transporte e redespacho é importante para garantir que sua carga chegará intacta, no tempo certo e na segurança adequada. Por isso, reunimos aqui uma série de dicas para que você consiga facilmente escolher o serviço de redespacho ideal para ser usado com sua empresa.

1. Reputação

É importante conhecer a empresa que você está contratando. Recomendações de empresas semelhantes e aliadas podem ser sempre boas, mas busque conhecer a empresa que você está contratando, se ela passou por dificuldades jurídicas por não cumprir seus pedidos antes, e entenda bem se ela irá conseguir cumprir a sua demanda.

2. Veja suas necessidades

Muitas vezes a empresa pode ser boa e ter uma excelente reputação, somente não ser boa o suficiente para cumprir o serviço que sua empresa precisa. Busque conhecer com detalhes o serviço que essa empresa já prestou, e veja se encaixa com o transporte do tipo de carga que você possui.

3. Agilidade nos processos do serviço de redespacho

As vezes o chamado de urgência para o transporte é o ponto mais importante. Nesses casos, conhecer empresas ágeis no serviço de despacho e redespacho é o mais importante. Afinal, de que adianta você ter um serviço de redespacho, mas não conseguir fazer com que suas encomendas cheguem a tempo onde precisam? Empresas ágeis são as melhores para os momentos de necessidade e desespero.

DEIXE SEU COMENTÁRIO: