Mais de 100 viadutos da cidade de SP serão vistoriados após viaduto da Marginal Pinheiros ceder

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Mais de 100 viadutos da cidade de SP serão vistoriados após viaduto da Marginal Pinheiros ceder

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Mais de 100 viadutos da cidade de SP serão vistoriados após viaduto da Marginal Pinheiros ceder

A prefeitura irá utilizar o dinheiro arrecadado com a aplicação de multas por infrações de trânsito para custear os laudos estruturais de pontes e viadutos existentes na cidade de São Paulo sob a responsabilidade da Prefeitura. A informação foi confirmada nesta terça-feira (11/12/2018) pela Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras).

Após a prefeitura ter aberto um chamado público, 32 empresas se cadastraram como interessadas em elaborar a vistoria técnica dos viadutos e pontes da cidade. A prefeitura ainda não o valor total que será gasto com essas vistorias.

RX em várias posições no viaduto

Engenheiros estão realizando uma espécie de RX no viaduto, por meio de equipamentos específicos de engenharia, que analisam o interior da estrutura. A partir dessa análise, é possível identificar a quantidade de aço que existe dentro do viaduto. Existe uma suspeita de que foi utilizado na construção uma quantidade de aço maior do que a especificada no projeto fornecido pelo DER  (Departamento de Estradas de Rodagem).

Para que seja realizado todo esse trabalho radioativo, os operários serão afastados nos dias 13/12/2018  e 14/12/2018 e o canteiro de obras ficará isolado.  O trânsito na pista local da marginal e o funcionamento do trem da CPTM não serão afetados.

40 anos sem obras de manutenção

Desde sua inauguração, em 1978, o viaduto nunca recebeu nenhum tipo de manutenção da prefeitura. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) afirma que a manutenção e vistoria de pontes e viadutos são solicitadas e feitas pelas administrações municipais. Sendo assim, a localização do viaduto também não ajuda, pois está bem na divisa entre os territórios das subprefeituras de Pinheiros e da Lapa. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas pela gestão, que também não deu um prazo para a conclusão das obras e liberação do fluxo na via. 

Após a ruptura do viaduto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), registrou 38% de alta no pico de congestionamento pela manhã. Isso impacta drasticamente a rotina dos motoristas da capital paulista. 

Em nota, a  Prefeitura de São Paulo afirmou que tomou várias medidas para amenizar os congestionamentos.

Reforçou o número de agentes de trânsito ao longo da marginal, além de ter instalado na cidade “faixas de vinil e painéis móveis de mensagens variáveis com orientação aos os motoristas sobre a interdição”. A prefeitura afirmou ainda que o rodízio de veículos foi liberado na marginal, no sentido Castello Branco.

Motoristas reclamam sobre o que faziam em 20 minutos, agora levam 50; e ubers tem evitado circular em determinadas vias, como as avenidas Bandeirantes e Engenheiro Luis Carlos Berrini, por exemplo – sob a afirmativa  que o transito trava o dia inteiro. O  transporte público acaba sendo uma alternativa para fugir do trânsito, visto que a região afetada é servida por metrô, trens e ônibus. 

Viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: produção/GloboNews




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